• Barbearia do Rapha

Setembro Amarelo: Saiba como ajudar nessa causa





Nove em cada 10 mortes de suicídio podem ser evitadas e a prevenção, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é um fator fundamental para mudar esses dados.


No Brasil, muitas vezes não temos tanto acesso ou pouco se fala sobre os números de mortes por suicídio mas um dos primeiros passos para a prevenção é quebrar esse tabu e começar a falar abertamente sobre o assunto.


“Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.” (Setembroamarelo.org)


Aqui no Brasil os casos de suicídio são bastante recorrentes entre os homens principalmente na idade de 20 a 50 anos. Você pode ajudar a melhorar esses dados sabendo identificar os sinais de pensamentos suicidas e como ajudar as pessoas que estão em situação de risco.


SINAIS DE ALERTA


Na maioria dos casos os sinais mais comuns são: isolamento, perda de interesse em atividades que antes gostava, baixa produtividade na escola/ trabalho, descuido com a aparência, frases como: “preferia estar morto”, “quero desaparecer”, pessoas em situações de estresse extremo, dificuldades financeiras ou casos de doenças e separações. Se notar algum desses sinais em alguém próximo não hesite em ajudar e dar apoio.


4 DICAS PARA AJUDAR NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO


1 - Falar sobre suicídio


Mesmo sendo um assunto delicado é preciso falar sobre sucídio com as pessoas. Entenda que discutir não é julgar ou somente dar sua opinião e ignorar o que a outra pessoa sente ou está passando. Lembre-se sempre de ouvir e não julgar a dor do outro pelas suas próprias experiências pessoais. As pessoas são diferentes e sentem as dores da vida de forma diferente.


2 - Incentive a ajuda especializada


Ser um bom ouvinte ajuda sim em muitos casos mas não substitui o papel de um profissional especializado. Converse com a família e amigos próximos para buscar a ajuda de um especialista.


3 - Crie grupos de apoio


Ajude pessoas, principalmente jovens, a lidarem com as pressões e dificuldades da vida. Você pode ajudar desenvolvendo projetos de vários temas e tamanhos. Por exemplo: um grupo de apoio a vitimas de abuso, a ex alcoolatras,/drogados, dar assistência as pessoas moradoras de ruas, grupo de apoio a mulheres com baixa renda.. existem muitas grupos a serem ajudados e você pode contribuir de alguma forma. Mesmo que comece no seu prédio, no seu bairro, escola ou trabalho.


4 - Vista a cor amarela em Setembro


Divulgue a causa nas suas redes sociais, no trabalho, escola, faculdade e onde você puder alcançar mais pessoas e incentivá-las a conversar sobre e apoiar a causa. No site do Setembro Amarelo existe muita informação e material disponível para quem quer ajudar. Faça sua parte.

NOSSO ENDEREÇO

Rua Professor Moraes, 476 - Lj 01
Funcionários, Belo Horizonte - MG

Tel: (31) 3055-3007

contato@barbeariadorapha.com.br

HORÁRIOS

NOSSAS REDES SOCIAIS

Segunda a Sexta - 09h às 20h
Sábados - 08h às 18h

  • Nosso Insta

@barbeariadorapha

Copyright © Barbearia do Rapha. Todos os Direitos Reservados