• Barbearia do Rapha

Dicas de como usar Camisa Xadrez

Atualizado: 10 de Set de 2019


A camisa Xadrez é uma peça essencial no guarda roupa masculino. Uma camisa coringa que nunca sai de moda e pode te ajudar a compor vários looks.


Se você tem um pouquinho de receio em usar o xadrez nós vamos te dar algumas dicas de como acertar no look e ficar no estilo com a sua camisa.


Se você olha para uma blusa ou calça xadrez e acha que só combina com o estilo lenhador está muito enganado. Essa peça coringa pode ser usada em várias ocasiões. Você só precisa fazer as combinações certas para não passar vergonha.


A História do Xadrez


Antes de pensar em combinações e looks, vamos te explicar primeiro a origem do tecido xadrez. Se o primeiro lugar que vem a sua cabeça for a Escócia, está no caminho certo..

Na verdade os primeiros povos que usaram o xadrez foram os Celtas. Eles viviam na Escócia e também em outros países como: Irlanda, Iugoslávia, Gales…


Naquela época, o xadrez era conhecido como Tartan. O tecido era tingido em cores naturais e sem costuras. O Tartan passou a ser o símbolo oficial de um grupo de rebeldes Escoceses e por isso, o seu uso foi proibido pelo governo em 1746. Ficou conhecido como o símbolo nacional da lealdade escocesa.


Em 1781, logo após os conflitos armamentistas se resolverem, o Tartan voltou a ser aceito e com o renascimento da cultura escocesa nos anos posteriores, tornou-se um símbolo glorioso no país e passou a ser difundido na moda.


Os estilos de xadrez


Graças a modernização, hoje temos várias opções de xadrez no mercado.

Vamos pontuar aqui algumas delas para você saber identificar, a partir, de agora qual estilo mais te agrada na hora de comprar sua peça.


Tartan: O padrão Escocês de Xadrez



Burberry: Outro clássico que podemos ver em muitas peças: camisas, bolsas, carteiras, cachecol.. sempre na moda.



Madra: Esse xadrez tem uma mistura de mais cores e em tecidos mais leves. Uma opção para o dia a dia e um look mais despojado.



Argyle: O xadrez em forma de losango. Muito usado nos suéteres, meias e coletes.




Vicky: Um clássico dos anos 50,60 muito visto em preto e vermelho, preto e branco. Uma opção muito usada em camisas sociais.



Buffalo Check: Parecdio com o xadrez anterior (Vicky), porém com listras mais fortes. Mais usado nos tecidos para blusas de inverno e no estilo lumberjack.



Princípe de Gales: muito comum na alfaiataria masculina. Os traços finos deixam as peças muito elegantes e sofisticadas.



Como usar a camisa xadrez


Agora que você já sabe identificar os tipos de xadrez vamos te dar algumas dicas de como usá-lo:


Blusa fechada


Usar a blusa xadrez fechada sozinha é um clássico e dá super certo. Se as linhas do xadrez forem menores, é uma opção para eventos mais sofisticados. Já os traços maiores deixam a peça mais despojada para um evento mais informal. Use com uma bermuda ou calça jeans e aposte em acessórios de couro para completar o look.







Blusa aberta


Jogar a blusa por cima de uma malha como uma sobreposição é uma forma de variar e usar a sua blusa de forma diferente. O ideal é usar uma blusa lisa de cor neutra (preto, branco, bege) para não chamar tanta atenção.








Os acessórios


Uma blusa sozinha não faz um look completo, por isso é bom investir no seu look relógios e pulseiras em couro para um estilo mais próximo do lenhador. As botas em couro combinam demais com o xadrez. Os acessórios em pedras e prata são uma boa combinação para os eventos mais sofisticado.


Inspire-se:












NOSSO ENDEREÇO

Rua Professor Moraes, 476 - Lj 01
Funcionários, Belo Horizonte - MG

Tel: (31) 3055-3007

contato@barbeariadorapha.com.br

HORÁRIOS

NOSSAS REDES SOCIAIS

Segunda a Sexta - 09h às 20h
Sábados - 08h às 18h

  • Nosso Insta

@barbeariadorapha

Copyright © Barbearia do Rapha. Todos os Direitos Reservados