• Barbearia do Rapha

Cortar o cabelo com máquina engrossa o fio ?



A dúvida se cortar o cabelo com máquina engrossa o fio é um questionamento frequente dentro das barbearias. E hoje nós vamos te explicar por que você pode usar máquina sem medo no cabelo e sem afetar a estrutura do fio.


Você já notou alguma mudança na textura do seu cabelo logo depois de usar a máquina ? Isso acontece com muitas pessoas e é algo natural.


Como funciona a máquina de cortar cabelo


Todas as máquinas possuem uma lâmina feita de aço inoxidável que junto com a vibração do motor produzem um corte mais rápido do que a tesoura e deixa o cabelo mais aferido por dispor de pentes e ajustes que proporcionam ao barbeiro mais precisão e garantia que o tamanho do cabelo está igual em todas as partes.


Logo, nenhuma máquina de cortar cabelo tem poder ou alguma funcionalidade para mudar a textura do cabelo, até por que ela faz o mesmo trabalho da tesoura, só que de maneira mais ágil.


Até mesmo um processo químico ou o uso de produtos como pomadas e gel não alteram as características dos fios no nível da derme, somente na parte externa. Por isso processos químicos tanto no cabelo masculino ou feminino necessitam de manutenção após um tempo para retocar a raiz, que por sua vez cresce com sua característica natural: crespo, liso, ondulado, cacheado, etc.


Existem casos em que a pessoa faz uso de remédios, anabolizantes ou outras substâncias que pode alterar os hormônios, e por isso, pode acontecer mudanças na textura do fio de dentro pra fora.


Porque os fios engrossam com o tempo ?


As mudanças no nosso corpo são processos naturais. Quando nascemos temos uma pele super macia e sequinha, já na pré-adolescência vem oleosidade, espinhas e várias outras mudanças que acabam com aquele aspecto de pele de bebê.


Com o cabelo não é diferente. Todos nós nascemos com o cabelo mais fino, alguns nascem até bem carequinha e a tendência é que os fios acompanhem a mudança do corpo. Temos que considerar também alguns fatores como a genética (às vezes o um dos pais tem cabelo liso, mas o outro nem tanto) outras vezes por hormônios e até mesmo a alimentação.


O Bernardo é nosso cliente desde os 10 meses. O cabelo dele já é naturalmente liso e mesmo depois de muitos cortes com a máquina o cabelo dele continua liso.



Bernardo com 02 anos

Bernardo com 5 anos


Como surgiu o mito de que cortar cabelo com máquina engrossa o fio ?


Esse mito foi criado pelos próprios barbeiros em 1919 quando surgiram as primeiras máquinas de cortar cabelo e elas custavam muito caro. Como nem todos os profissionais da época podiam comprar equipamentos começaram a espalhar esse boato que o uso da máquina doía, que o cabelo caia e engrossava.


O boato fazia muitos homens ficarem com medo e não gostarem do uso da máquina e as mamães com medo de estragar o cabelo do filho. Podem observar que geralmente os senhores com uma certa idade são os que mais pedem o corte feito todo na tesoura. Será por quê né?


Pode ficar tranquilão em usar a máquina no seu cabelo mesmo se for muito liso, muito cacheado ou muito crespo… Nós indicamos antes de tudo, procurar um bom profissional para indicar o corte e o tratamento ideal para o seu tipo de cabelo. Só assim você consegue manter o estilo e o cabelo saudável.


A Barbearia do Rapha tem exelentes profissionais. Sempre indicamos 😉

NOSSO ENDEREÇO

Rua Professor Moraes, 476 - Lj 01
Funcionários, Belo Horizonte - MG

Tel: (31) 3055-3007

contato@barbeariadorapha.com.br

HORÁRIOS

NOSSAS REDES SOCIAIS

Segunda a Sexta - 09h às 20h
Sábados - 08h às 18h

  • Nosso Insta

@barbeariadorapha

Copyright © Barbearia do Rapha. Todos os Direitos Reservados